7 curiosidades sobre a audição e o ouvido humano
A audição é um dos nossos sentidos mais importantes. A orelha humana é dividida em três segmentos: orelha externa, orelha média e orelha interna. Entre as partes principais dessa divisão estão o pavilhão auricular, o canal auditivo, a bigorna e o tímpano, por exemplo. Todos com distintas responsabilidades para que possamos ouvir.
Como resultado de todo esse sistema, a audição tem influência direta em como nos comunicamos, como aprendemos e nos desenvolvemos e como percebemos o mundo ao nosso redor. Inclusive quando falamos em riscos.
E é claro que, entre tantas divisões e com tamanha importância, existem curiosidades auditivas. Dessa forma, selecionamos sete para compartilhar com você. Pronto(a) para conferir?
1. Os bebês ouvem desde a gestação
Com 16 semanas de gestação, o bebê já consegue ouvir a voz da mãe. Dessa maneira, a audição é o primeiro sentido a ser desenvolvido.
2. Os fones de ouvido são parte da rotina
Em nosso país, aproximadamente 64% dos jovens adultos (16 a 24 anos) passam pelo menos uma hora ouvindo música por meio de fones de ouvido todos os dias. O dado é da pesquisa “Como o mundo ouve”.
3. Quem ouve é o cérebro
Nosso ouvido tem apenas a função de captar as ondas sonoras e transmiti-las ao cérebro. Pois é ele que as interpreta.
4. O estribo é o menor osso do corpo humano
E está localizado no ouvido! Com 3mm, o estribo é responsável por conduzir o som captado do exterior até as terminações nervosas.
5. Cera não é sujeira!
A cera é uma proteção natural do nosso organismo, benéfica para a audição. Assim, ela protege o sistema auditivo de infecções, fungos e bactérias.
6. O ouvido nos equilibra
Um fluido interno do órgão se movimenta, e ao mesmo tempo é isso que informa ao cérebro onde nosso corpo está em relação ao solo e o que ele deve fazer para se equilibrar.
7. 5% da população mundial possuem deficiência auditiva
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o percentual representa 466 milhões de pessoas – 432 milhões de adultos e 34 milhões de crianças.
Gostou do conteúdo? Já conhecia alguma dessas curiosidades? Para continuar informado sobre a audição, acompanhe nosso blog. Clique aqui!