A reabilitação da audição e o impacto na qualidade de vida
A perda da audição influência diretamente a socialização do indivíduo. Essa condição é muito comum e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta um terço das pessoas com mais de 65 anos e metade da população mundial com idade superior a 75 anos. A boa notícia é que a reabilitação da audição pode atenuar a surdez. Dessa forma, o atendimento especializado impacta positivamente a qualidade de vida de quem perdeu esse importante sentido.
Vivemos em sociedade, de forma que estabelecer relações constantemente é necessário para darmos conta das diversas atividades do dia a dia. Quando há a ruptura na habilidade de comunicação, devido à dificuldade imposta pela perda auditiva, isso vem acompanhado de outras circunstâncias. Dessa maneira as chances de depressão, risco de tropeços, quedas e atropelamento aumentam.
Cuidado
Ao perceber qualquer alteração em sua audição, a postura recomendada é buscar o atendimento especializado o mais rápido possível. Afinal, quanto antes diagnosticarem a perda auditiva, menores serão seus efeitos. Um otorrino e um fonoaudiólogo poderão ajudar.
É importante também ficar atento às sensações de zumbido, ouvido entupido ou quando as pessoas com quem você convive sinalizam que o volume da sua voz aumentou muito. Pedir que as pessoas repitam informações com frequência e apresentar dificuldade em usar o telefone são outros sinais de que algo precisa ser corrigido. Basta fazer um simples exame de audiometria para constatar a situação.
Pense em como a conexão com seus amigos e familiares é significativa em sua vida. Considere também o peso da autonomia em sua autoestima. Vale a pena buscar o cuidado e investir na reabilitação auditiva para não perder nada do que você considera precioso.
Tratamento
A reabilitação da audição consiste no uso de aparelhos auditivos que aperfeiçoam a qualidade do som. Nas situações mais graves, os profissionais indicam implantes cocleares e de ouvido médio, que possuem mecanismos diferenciados de conversão do som.
Neste texto você viu que a surdez é um problema muito comum que afeta grande parte da população. No entanto, o tratamento para reabilitação auditiva é muito simples. Decidir se cuidar é um passo importante em direção à qualidade de vida e à autoestima. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!